O que você vai fazer da sua vida?

2 comentários
Fim de ano sempre vem com aquelas perguntas básicas, tanto de você pra si mesmo quanto dos outros para você - é um tal de tia querendo saber dos namorados, primo perguntando da faculdade, pai querendo saber se você já arranjou um emprego, avó cobrando que você perca uns quilinhos... mesmo que a gente não se preocupe em traçar metas todos os anos para o ano seguinte, muita gente faz isso por você.

Mas nenhuma pergunta me irrita mais nem me deixa mais angustiada que a fatídica "o que você vai fazer ano que vem?"

Então, é Natal!

0 comentários
Toda família tem alguma tradição de fim de ano. Parte do que faz com que essa época do ano seja tão especial e lembrada é exatamente isso: aquelas coisas que você faz sempre, e que se tornam parte de uma rotina específica àquela data, e sem a qual ela não é celebrada corretamente.

Larissa Responde #9

0 comentários

Inscreva-se no canal pra ficar sempre por dentro das novidades!

Envie perguntas para as edições 2014 do Larissa Responde! Utilize os comentários do vídeo ou deste post, ou envie através do formulário abaixo:

 

Para 2014: Desafio das Releituras

5 comentários

Em 2013, comecei a fazer resenhas em vídeo de alguns livros. Acabou se tornando algo que eu reservo pra livros que gostei muito, ou que gostei muito pouco. 2013 também foi um ano em que li muito - minha contagem no Skoob marca 52 livros lidos, o que dá aproximadamente um livro por semana o ano todo, e isso mesmo com as longas semanas que passei sem ler nem uma linha. No todo, foi um ano de boas surpresas literárias.

Há muito tempo, contudo, venho tentando arranjar espaço nas minhas leituras pra reler alguns livros queridos e não consigo. Esse ano, abri uma exceção para Em Chamas, porque queria e precisava relembrar algumas coisas antes da estreia do filme. Mas há ainda muitos livros por reler, e tempo de menos conforme a minha pilha de livros inéditos cresce descontrolavelmente. Como conciliar as duas coisas?

No ano retrasado, eu fiz um vídeo em que questiono os motivos por trás da leitura compulsiva. Sou da opinião de que a leitura é algo que tem que ser feito com prazer, e não com obrigação. À partir do momento em que se torna uma atividade mecânica e fadada a desapontamentos quando é "deixada de lado" por qualquer motivo que seja, perde seu propósito enquanto lazer - logo, seu propósito primordial. Mesmo assim, é inevitável não se deixar abater ou oprimir por uma fila de mais de cem livros esperando para ser lidos. A gente se sente na obrigação de fazer aquela fila baixar, especialmente porque quer continuar comprando sem culpa. Mas isso não precisa impedir que livros queridos sejam relidos, que antigas aventuras sejam revividas. Pelo contrário, acho até que aumenta a expectativa por novos livros, ajuda a acalmar aquela ressaca literária que pega a gente de vez em quando.

Então, pra 2014, eu proponho um desafio: pelo menos uma vez por mês, irei reler e resenhar um livro que me deixou saudades. Na resenha, vou contar as experiências da releitura, e o que mudou da primeira vez para agora. E convido vocês a fazerem o mesmo! Quem quiser participar, aqui vão as regras:

DESAFIO DAS RELEITURAS
Regras:

- Reler e resenhar pelo menos um livro por mês em 2014
- O livro escolhido precisa ter sido lido pela primeira vez há pelo menos três anos
- Especificar, na resenha, quando foi lido pela primeira vez
- Me mandar os links pra que eu possa conferir :)

Meu plano de releituras para 2014 está assim:

Janeiro: A menina que roubava livros, de Markus Zusak (afinal, o filme estreia dia 30 de Janeiro!)
Fevereiro: Harry Potter e a pedra filosofal, de J.K.Rowling
Março: Harry Potter e a câmara secreta, de J.K.Rowling
Abril: Depois daquela viagem, de Vanessa Piassa Polizzi
Maio: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, de J.K.Rowling
Junho: Harry Potter e o cálice de fogo, de J.K.Rowling
Julho: A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón
Agosto: Harry Potter e a ordem da fênix, de J.K.Rowling
Setembro: A hospedeira, de Stephenie Meyer
Outubro: Harry Potter e o enigma do príncipe, de J.K.Rowling
Novembro: Harry Potter e as relíquias da morte, de J.K.Rowling
Dezembro: Eu sou o mensageiro, de Markus Zusak

Não sei se isso vai mudar, nem se eu vou conseguir reler mais livros ao longo dos meses. Acho provável que eu acabe lendo todos os Harry Potter's de uma vez, mas vamos ver como a coisa flui.

E lembrem-se: Estão todos convidados a participar também! Vejam isso como um incentivo pra ler mais o que vocês estão afim, e menos o que vocês se sentem obrigados a ler ;)
Beijocas

Lari no NaNoWriMo

2 comentários
Durante todo o mês de novembro, aconteceu o NaNoWriMo - National Novel Writing Month - um evento anual onde escritores (iniciantes ou não) do mundo inteiro se desafiam a escrever um livro de 50 mil palavras em um mês.

Eu já tinha ouvido falar do NaNo muitas vezes antes. Em algum ano anterior, cheguei a me cadastrar no site e cadastrar uma história, mas não levei a coisa a cabo. Esse ano, aos 45 do segundo tempo, decidi que ia tentar. Precisava de alguma coisa diferente, alguma coisa que me desse vontade, um gás novo; por que não?

 
Larissa Siriani | Copyright © Design por Naiare Crastt • Mantido pelo Blogger